A feijoada é provavelmente o prato mais conhecido como um fruto nacional do Brasil.
Apesar de muitas pessoas pensarem assim, a feijoada como a conhecemos é influência da culinária remota do império romano, assim como o Cozido(Portugal), o Cassoulet(França), o Apaella(Espanha).
As caractéristicas que fazem esse saboroso prato ser "brasileiro" é o fato de ter o feijão preto, algo de origem sul-americana, e a farinha de mandioca, sendo adotada tanto pelos africanos como europeus no Brasil.
Alguns acreditam que a inclusão de toucinho e carne seca, são inclusões ao prato feito pelos escravos, mas pelo fato de boa partedos escravos dessa mesma época, serem islamitas(O islã proibe o consume de carne suína), acreditasse que a feijoada como conhecemos,na verdade é fruto das elites escracratas da época, século XIX, que começou a se torna famoso principalmente em hóteis do Rio de Janeiro.
Mas segundo o sociólogo Carlos Alberto Dória, só com a ações de mordenistas em construir uma identidade nacional, a feijoada se tornou um símbolo da cultura brasileira, popularizada em todas as regiões.
E atualmente, com o mundo se tornando cada vez mais conectado, a feijoada brasileira, tem sido levada a outros países,e até mesmo, chega a influenciar a culinária de lugares distantes.

Sem comentários:
Enviar um comentário